Segurança Pessoal no Trânsito
Estatísticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro de seu carro, em um sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. Listamos algumas dicas importantes para você ficar atento.
- Instale INSULFILM (70% vidros dianteiros e 50% traseiros - no parabrisas é proibido a intalação do mesmo)
- Não coloque no seu carro adesivos que possam identificar facilmente onde você mora e locais que freqüenta como academia, faculdade, etc.
- Ar condicionado não é luxo, e sim segurança.
- Mantenha sempre vidros e portas fechados.
- Se o pneu furar à noite, ou em locais pouco movimentados, não pare. Permaneça dirigindo até um posto policial ou local movimentado. O estrago em seu carro tem preço. Você não!
- Por mais frio que isto possa parecer, não pare para ajudar alguém à noite ou em locais pouco movimentados.
- Se souber de alguém que precise de ajuda, ligue para a polícia (190) e dê orientações sobre a localização da vítima.
- Se você achar que está sendo seguido por outro veículo não altere sua forma de dirigir, procure a polícia ou vá para locais bastante movimentados.
- Quando o sinal estiver vermelho, procure manter seu carro à direita da rua. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, o do motorista. Reduza a velocidade, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver abrindo.
- Se tiver que parar, mantenha sempre a primeira marcha engatada.
- Fique atento a tudo em seu redor. Não se distraia. A surpresa é a grande arma do bandido.
- Mantenha sempre uma distância segura do carro da frente (a distância é segura quando você enxerga o pneu traseiro do carro da frente).
- Quando suspeitar de alguma coisa, procure ficar “colado” na lateral do carro à sua esquerda, desta forma não deixando espaço para abordagem.
- Evite fazer compras no sinal. Mesmo que o vendedor não seja ladrão, você se distrai, abre seu vidro e se expõe.
- Antes de estacionar (ou quando retornar ao local estacionado) sempre olhe ao redor, veja se existe alguém ou situação suspeita, se desconfiar de algo, passe direto pelo seu carro e reavalie a situação. Em caso de dúvida, chame a polícia (190).
- Nunca deixe nenhum objeto dentro do carro; coloque tudo no porta-malas.
- Tire sempre a chave da ignição quando for parar o carro, mesmo que seja por alguns instantes.
- Nunca fique dentro do carro estacionado. Você se transforma na vítima perfeita.
- Se você estaciona sempre nas mesmas imediações e teve a tampa do tanque de combustível roubada, troque todas as chaves do seu carro. Roubam a tampa para fazer cópias das chaves.
- Se ao retornar ao carro você observar “defeito” que impede o motor de funcionar, chame imediatamente o socorro de sua confiança. Alguém pode ter “criado” o defeito para “ajudar” você. Dependendo da situação ao seu redor (pessoas suspeitas, pouco movimento, noite, etc), não fique próximo ao seu carro.
- Mantenha gravado no seu celular um número de contato para casos de emergência, sob a expressão: AAvisar emergência . Desta forma o "AA" sempre aparecerá em primeiro lugar na lista telefônica da sua agenda e facilita a localização do telefone da pessoa a ser contatada em caso de acidente
Em caso de Assalto:
- NÃO REAJA!
- NÃO TENTE FUGIR!
- NÃO GRITE!
- Procure controlar seu nervosismo. Fale devagar, mas obedeça rapidamente ao que está sendo solicitado.
- Não faça movimentos bruscos, mantenha as duas mãos no volante. Se você precisar tirar as mãos do volante comunique que vai fazer isto e por quê.
- O fator “surpresa” está sempre a favor do bandido, que quase nunca está sozinho e não tem nada a perder. Esteja sempre atento!
- Transforme estas informações em rotina: carro trancado, vidros levantados, atenção constante, saber parar no sinal, saber estacionar e saber preservar a vida não reagindo em caso de assalto.
Medidas que diminuem riscos e garantem sua tranquilidade.
- Ao sair de sua residência, certifique-se de que portas e janelas estejam devidamente fechadas. Não deixe chaves dentro de vasos, debaixo de tapetes, etc.
- Dificulte a ação dos ladrões. Instale grades nas janelas, olho mágico e trancas nas portas. Nunca deixe portas e portões abertos, mesmo que tenha alguém em casa.
- Só contrate empregadas domésticas com referências anteriores.
- Antes de sair ou entrar em casa ou na garagem, observe se há alguém ou algum grupo de pessoas ou carros suspeitos nas proximidades.
- À noite, mantenha um bom sistema de iluminação externa.
- Fique atento! As pessoas que fazem pesquisas ou que prestam outros tipos de serviços devem estar com a credencial da empresa e também com a carteira de identidade.
- Não utilize qualquer tipo de identificação no seu chaveiro. Isso facilita a localização de sua residência.
- Quando observar luzes acesas ou barulho em casa de vizinhos que estejam viajando, chame a polícia.
- Quando for viajar, comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Suspenda temporariamente a entrega de revistas e jornais, ou solicite ao vizinho que recolha suas correspondências.
Evite acidentes domésticos:
- Vede as tomadas com protetores especiais. Isso evita que as crianças brinquem com as tomadas.
- Coloque corrimão em todas as escadas.
- Mantenha medicamentos e produtos tóxicos fora do alcance de crianças.
- Durante trovoadas, desligue os aparelhos eletroeletrônicos da tomada.
- Não ligue vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada.
- Ao sentir cheiro de gás de cozinha, não acenda luzes, velas, cigarros, ou qualquer fonte de calor ou objetos que produzam faíscas.
Medidas que diminuem riscos e garantem sua tranquilidade.
- Oriente a recepção da empresa para que, ao receber prestadores de serviços, identifique-os anotando os dados de seus documentos, permitindo o acesso às dependências somente após avisar o setor de destino.
- Não ligue vários equipamentos elétricos em uma mesma tomada; previna incêndios.
- Observe o estado de conservação e prazo de validade dos equipamentos de segurança da empresa.
- As saídas de emergência devem estar livres para o caso de algum incidente.
- Mantenha os pontos de emergência devidamente sinalizados, como as saídas de emergências, alarmes, localização de extintores, etc.
- Após o expediente, ao sair de seu local de trabalho verifique se todas as portas e janelas estão fechadas e não esqueça de acionar o alarme, caso haja. Mantenha o estoque de material de limpeza em local apropriado.
Medidas que diminuem riscos e garantem sua tranquilidade.
- Oriente os funcionários do condomínio para, ao atender estranhos, somente abrir o portão após identificação do visitante e autorização do condômino para entrada.
- Alerte a portaria do seu prédio para que receba as encomendas feitas ou avise ao condômino que vá atender ao entregador na recepção.
- Oriente os funcionários do condomínio para que durante os horários de limpeza e recolhimento de lixo, as entradas do edifício fiquem fechadas.
- Oriente os funcionários do condomínio para que, na entrada ou saída de pessoas do prédio, somente abram o portão após verificar se não há suspeitos próximos.
- Verifique o prazo de validade e o estado de conservação dos equipamentos de segurança do seu condomínio.